Conhecendo e cuidando de sua carreira profissional - Blog CMMI & MPS.Br

Conhecendo e cuidando de sua carreira profissional

By on November 18, 2012

Carreira é o conjunto de funções desenvolvidas por um indivíduo, ao longo de seu trajeto profissional. Gerenciar a sua carreira é uma preocupação cada vez mais crescente, devido ao aumento na competitividade no mercado de trabalho e a uma necessidade de segurança e preocupação com o futuro. Cada vez mais as pessoas precisam planejar sua carreira analisando que se pretende a curto, médio e longo prazo.

A Carreira na perspetiva individual

A Gestão de Carreiras contribui para que se possa atingir seus objetivos, metas, motivações e expetativas individuais. A pessoa deve analisar seus principais objetivos e quais os meios para os alcançar. Deve-se considerar uma série de fatores determinantes para a sua carreira, tais como identificar  seus interesses, valores, necessidades e habilidades, relacionadas ao trabalho. É  importante que sejam identificadas quais suas expectativas e metas de emprego específicas e averiguar as  possibilidades de carreira perante as realidades da organização em que se insere e e do mercado de trabalho. Assim pode-se verificar até que ponto a empresa a qual você está consegue suprir suas necessidades e qual o momento onde será necessário trocar de emprego para se evoluir sua carreira profissional. Apesar de ser uma medida forte, muitas vezes a mudança de emprego será necessária para se conseguir melhor ascensão e evolução da carreira, mas é importante considerar as perspectivas da empresa atual contra as de uma nova oportunidade.

Para ser um vencedor e ter uma carreira de sucesso é preciso muita dedicação

Para ser um vencedor e ter uma carreira de sucesso é preciso muita dedicação

A Carreira na perspetiva da organização

Neste caso, o funcionário é analisado tendo em conta as necessidades e interesses da empresa. O planejamento de carreiras em uma empresa tem diversas vantagens, de entre as quais se podem destacar a garantia de continuidade de profissionais talentosos e indispensáveis à empresa, a facilidade em atrair pessoas com talento com vista a desenvolverem as suas funções e prosseguirem a sua carreira na organização, permanecendo nela por muito tempo e a diminuição da insatisfação e insegurança dos trabalhadores, procurando motivá-los de uma forma continuada.

O desenvolvimento de carreiras pode incluir diversas oportunidades e técnicas, de modo a facilitar todo o processo. Um exemplo disso é a criação de postos de trabalho iniciais desafiadores, pois no início da carreira é importante que as pessoas se sintam desafiadas a fazer não apenas suas atribuições, mas também ações que lhe ajudarão evoluir sua carreira profissional. Outros fatores bastante motivadores para as pessoas são a divulgação da informação relativa às opções de carreira dentro da empresa, o aconselhamento de carreiras com o objetivo de analisar juntamente com o trabalhador, as metas e expectativas deste a curto, médio e longo prazo, bem como as formas para que as suas aspirações sejam alcançadas e o treinamento constante, de modo a assegurar a sintonia entre os interesses da organização e as aspirações individuais dos trabalhadores. Um outro aspeto que algumas empresas adotam é o de proceder a mudanças periódicas de posto, pois permite a diversificação do trabalho e se sinta encorajado a aceitar novos desafios, podendo o seu potencial ser aproveitado e, consequentemente, atingir uma promoção, com perspetiva de fazer carreira na área.

Para a empresa é muito bom fazer o gerenciamento da carreira de seus colaboradores, isso ajudará muito na produtividade e motivação.

About Autor Externo

Artigo de fonte externa

One Comment

  1. Rickie Herzog

    April 16, 2017 at 6:11 pm

    Really appreciate you sharing this post.Really thank you! Want more.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *