As vantagens do estágio em desenvolvimento de software - Blog CMMI & MPS.Br

As vantagens do estágio em desenvolvimento de software

By on April 3, 2012

Alguns de nossos leitores tem nos solicitado dicas sobre porque eles devem fazer um estágio quando “praticamente” aprende-se tudo na faculdade, então selecionamos algumas das principais vantagens em se fazer um estágio em desenvolvimento de software.

No estágio você descobre que recebeu apenas a base

Na faculdade você recebe um overview de muita coisa, mas em muitos casos este overview está muito longe do que é pedido nas empresas. Não que a base não seja importante, ela é fundamental, mas é apenas o início. O estágio lhe possibilitará ter contato com sistemas reais em projetos reais e o dia-a-dia real. No estágio você receberá um conjunto de tarefas como os outros profissionais recebem, sem distinção e com a única diferença de ser uma coisa mais fácil. Assim como é certo que haverá direcionamento apropriado, também é certo que haverá cobrança com qualquer outro membro da equipe. Você está fazendo estágio, mas é um membro da equipe.

1. No mundo real há prazos, e eles devem ser cumpridos

Todas as tarefas de um projeto tem uma data prevista de término e como qualquer profissional do projeto, no estágio você também deverá cumprir estas datas. E mesmo em um estágio, você deve cumpri-las, pois o não cumprimento de uma determinada data pode comprometer a entrega do projeto.

2. No estágio você aprende à aprender

Apesar da evolução constante da engenharia de software através de componentes prontos e reuso, há muito a ser desenvolvido e como cada projeto é diferente do outro, muitas vezes será necessário realizar algo que o estagiário ainda não fez. Neste ponto entra a capacidade de pesquisar e aprender rapidamente. Está é uma característica no mundo de desenvolvimento de software e todo bom profissional aprende a aprender rapidamente, aproveite o estágio para aprender.

3. Aprende à ouvir as experiência dos outros

Ouvir pode ajudar o estagiário à entregar seus trabalhos mais rapidamente e evitar retrabalho. Todo profissional já passou por muita coisa no desenvolvimento de software e pode ajudar os estagiários com suas experiências, assim, quando um estagiário (ou qualquer outro profissional) vai fazer uma coisa nova, uma boa prática é perguntar à um profissional experiente o que ele acha e qual seria sua recomendação.

4. Você faz parte de uma equipe e tem responsabilidades

Todo projeto por maior que seja é dividido em partes menores, partes estas que devem ser atribuidas aos membros da equipe e no estágio você é um membro da equipe. Em um projeto com 1.000 tarefas, o estagiário receberá uma parte destas tarefas e cada tarefa com um custo pré-definido, prazos e objetivos. Cada membro da equipe é uma engrenagem de uma maquina maior e quando uma engrenagem falha, a maquina inteira falha.

5. Você percebe o valor do mentor no estágio

No estágio o mentor é um dos principais aliados dos estagiários, é ele que vai acompanhar o desempenho do mesmo e orientá-lo à obter melhores resultados e crescer na carreira. Se um estagiário está em uma empresa e não tem um mentor, verifique com a empresa sobre esta possibilidade pois será mais produtivo para ambos.

6. Há várias formas de se fazer a mesma coisa

Realmente há várias formas e isto pode ser um problema pois normalmente escolhe-se o maior caminho. Como no estágio você conta com um mentor, neste ponto tanto o mentor poderá auxiliar no direcionamento apropriado quanto um profissional experiente.
Profissionais experientes gostam de fazer as coisas rápido, logo eles reusam bastante e este é um bom direcionamento aos que estão iniciando em desenvolvimento de software.

7. Você passa a perceber o que é um bom profissional

Durante o estágio e observando o dia-a-dia nas empresas aprende-se que a classificação de um profissional como bom é decorrente de fatores como pró-atividade, produtividade e qualidade do trabalho. Um profissional produtivo “pau pra toda obra” e com boa qualidade terá rapidamente sucesso em sua carreira profissional.

8. Você aprende que sua evolução profissional depende diretamente do seu preparo e atitude

As grandes empresas tem oportunidades todo dia mas para abraçar uma destas oportunidades deve-se estar preparado e alguns pontos podem ajudar neste preparo como cursos, certificações, idiomas e principalmente disponibilidade. Se pintar uma oportunidade como “programador java com experiência SOA e inglês fluente para se trabalhar por seis meses em Atlanta” quantos estarão preparados?

9. Aprende que para ter sucesso é preciso muito trabalho duro

Infelizmente e felizmente a área de desenvolvimento de software é uma área onde se trabalha muito. Serão muitas noites, muitas pizzas, muita pressão mas principalmente muitas oportunidades. Uma recomendação durante o estágio é identificar oportunidades onde outros vêem problemas.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.