A importância de um website agradável - Blog CMMI & MPS.Br

A importância de um website agradável

By on September 20, 2012

Atualmente a maior parte das empresas e mesmo algumas pessoas têm um website. No entanto, muitas vezes não é dada importância ao aspeto, à organização da estrutura e até às próprias cores utilizadas. Mas afinal quais são as vantagens de ter um website agradável?

Considerando que a essência da internet é a interatividade, a melhor forma de estabelecer uma relação com o usuário, que se prolongue por muito tempo e não seja apenas naquele instante em que necessita de o consultar, surge da facilidade de comunicação entre o próprio usuário e o website.

Estabelecendo relações com o website

Para ser possível estabelecer essa importante relação, é indispensável facilitar todo o processo de comunicação, procurando diminuir o ruído, isto é, possibilitando a navegabilidade do usuário de uma forma mais simples, não de uma maneira difícil e complicada. Este fato irá permitir que o usuário, de uma forma rápida e eficaz seja capaz de encontrar a informação que estiver procurando. Um website agradável deverá não só fornecer conteúdos interessantes e de grande importância para determinado tema, mas também deverá conjugar esse aspeto a um design apelativo.

É num primeiro contato que cada pessoa forma opiniões relativas ao website. Basta olhar para a forma como cada um de nós comunica, analisando a importância da imagem. Antes que qualquer conteúdo tenha sido exposto, a harmonia e o equilíbrio são aspetos que sobressaem num primeiro contato. Um website agradável vai prender a atenção do usuário, despertar sua atenção para pesquisar todo o website e, caso tenha novidades ou temas interessantes e fotos apelativas, vai atrair sua atenção cada vez mais. Um website agradável e apelativo é um elemento chamativo para o usuário e esse mesmo website agradável, se assim o podemos chamar, vai criar no usuário uma crescente necessidade de o consultar. Esse aspeto também irá contribuir para que o próprio usuário dê a conhecer a seus colegas de trabalho, familiares e amigos o website. Assim, será criada já uma rede se usuários do website agradável, que não seria possível se o primeiro usuário que o partilhou não tivesse gostado do seu aspeto visual, organização e conteúdo.

O tema do website depende do seu público

A escolha das cores deve ser feita em função do conteúdo do próprio website. Para ser agradável, tem de haver uma conjugação de todos os elementos. Por exemplo, um website para negócios, deve ter a informação organizada, de pesquisa fácil, com cores mais frias e com imagens mais profissionais, pois neste caso é mais importante o conteúdo. No caso de um website destinado às mulheres, por exemplo sobre moda ou nutrição, deverá ter mais cores quentes, como o vermelho, imagens bonitas que captem seu interesse, sem deixar de dar importância à organização e à facilidade de encontrar a informação que estiver procurando.

Dica: Bons temas para seu website

Um website agradável é mesmo essencial para que atinja o público alvo para que foi criado. Todos estes aspetos são importantes e devem ser tidos em consideração no momento da sua realização. Um website agradável terá mais probabilidade de atingir o sucesso, pois as possibilidades de as relações, trocas, negócios ou outras situações, entre o mesmo e os usuários podem se fortalecer e perdurar, beneficiando todos os intervenientes.

About Daniela Monteiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *