101 dicas para implementação do CMMI nível 2 – Parte I - Blog CMMI & MPS.Br

101 dicas para implementação do CMMI nível 2 – Parte I

By on May 1, 2009

Para este mês estaremos montando um conjunto de dicas de coisas que devem ser feitas em cada um dos níveis do CMMI. Por ser muita coisa, estamos dividindo em blocos de aproximadamente 50 dicas. Ao todo esperamos postar mais de 300 dicas. Comentem!

Dicas gerais

1. Obtenha o patrocínio da alta direção – Esta é uma das coisas mais importantes!
2. Estruture o EPG logo no início
3. Estruture o Grupo de PPQA logo no início
4. Coloque como analista de PPQA pessoas muito experientes – normalmente seniores
5. Experiência de gerencia pode formar um excelente analista de PPQA
6. Implemente uma boa ferramenta de gerenciamento de configuração
7. Crie políticas para as PA’s coerentes com os objetivos de negócio
8. Garanta recursos e fundos para as atividades
9. Estabeleça processos padrão de desenvolvimento
10. Defina a estrutura da fábrica
11. Defina ciclos de vida de projetos
12. Estruture um framework de processos
13. Crie critérios para customização dos processos de desenvolvimento de projeto
14. Defina responsabilidades e forneça autoridade aos envolvidos
15. Treine todo mundo
16. Obtenha aprovação formal dos produtos
17. Obtenha o envolvimento e comprometimento de todos na organização
18. Leia o modelo – leia mesmo, de verdade. Se não entendeu algo, leia de novo e procure informações até entender o valor – lembre-se que tudo no CMMI tem valor, se você não esta vendo o valor é porque ainda não entendeu a PA
19. Se sua empresa compra muito serviços e projetos, avalie a implementação do CMMI para serviços (CMMI SVC)

Dicas de CM – Gestão de configuração

20. Planeje quais produtos serão mantidos em controle de configuração
21. Planeje as datas que os produtos passarão por baseline
22. Em configuração crie um ambiente de trabalho e um de baseline
23. Garanta segurança e integridade em ambos os ambientes
24. Faça auditorias independentes no ambiente de configuração para garantir que o processo esta sendo seguido
25. Documente todas as alterações nos produtos em baseline

Dicas de MA – Medição e análise

26. Especifique mecanismos para medições
27. Defina métricas alinhadas com os objetivos de negócio
28. Defina objetivos para os projetos
29. Defina objetivos organizacionais
30. Estabeleça um bom mecanismo de coleta e armazenamento de medições
31. Analise periodicamente os resultados das medições
32. Divulgue os resultados de medições

Dicas de PPQA – Garantia de qualidade de processo e produto

33. Estabeleça checklists para as atividades de PPQA
34. Planeje as atividades de PPQA
35. Garanta que a área de PPQA é independente
36. Crie mecanismos para escalonamento dos desvios não resolvidos
37. Escalone os desvios até o ultimo nível se necessário
38. Crie indicadores de qualidade dos projetos com PPQA
39. Avalie se o processo esta sendo seguido (ele deve ser seguido sempre)
40. Avalie a qualidade dos produtos desenvolvidos
41. Forneça visibilidade à alta direção de como esta a qualidade do processo e projetos
42. Programe auditorias periódicas independentes na área de garantia de qualidade
43. Não use PPQA apenas para auditar projetos, utilize também para auditar diversas outras atividades

Dicas de REQM – Gerenciamento de requisitos

44. Entenda o que deve ser feito no projeto – quais são seus requisitos
45. Gerencie o escopo do projeto
46. Estabeleça critérios para aceitação dos requisitos (o combinado não sai caro)
47. Estime tudo – cada fase, atividade, etc.
48. Quem aprova um requisito deve ser a mesma pessoa que passou as informações de como ele deve ser
49. Faça rastreabilidade dos requisitos
50. Sempre monte um cronograma
51. Além de falar o que Será feito, fale também o que não será feito
52. Documente tudo e obtenha aprovação – você verá a diferença de ter a documentação principalmente em eventos de crise
53. Mantenha o histórico dos requisitos
54. Sempre, sempre mesmo comunique a equipe de mudanças
55. Planeje como cada requisitos será atendido
56. Tome medidas corretivas sempre que houver inconsistências em requisitos

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

2 Comments

  1. Lashanda Lemin

    April 16, 2017 at 6:14 pm

    Very neat blog article.Really looking forward to read more. Great.

  2. Rickie Herzog

    April 16, 2017 at 7:00 pm

    Very good blog article. Will read on…

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