Quanto tempo é necessário para conseguir o CMMI? - Blog CMMI & MPS.Br

Quanto tempo é necessário para conseguir o CMMI?

By on June 15, 2009

A pergunta “Quanto tempo é necessário para conseguir o CMMI?” esta entra as top 5. Para responde-la resolvi montar esse gráfico que responderá com precisão:
Quantos meses são necessários para se obter uma certifição CMMI

Estes dados foram obtidos do ultimo comunicado da SEI sobre o assunto.

Vamos entender o gráfico. Cada barra mostra o mínimo e máximo de tempo e a linha no meio representa a média, então se pegarmos o nível 2 veremos que você pode levar de 15 à 40 meses para se conseguir obter o CMMI nível 2, porém, o mais provável (média) é que você consiga em 19 meses.

Uma coisa interessante é que o nível mais demorado é o nível 4 (24 meses) e isto se dá porque muitas empresas não implementam a área de medições corretamente ou não possui um processo definido (algo básico desde o 3) e quando chegam no nível 4, ou fazem de verdade ou não tem como prosseguir.

Vale lembrar que estes dados contemplam mais de 8 anos e a realidade hoje pode ter mudado.

O tempo de implementação de um nível CMMI vai depender muito mais da estrutura da empresa do que da consultoria que vai ajudar. É mais ou menos assim, se a empresa quer “de fato”, vai ser mais rápido, mas, todos devem remar para o mesmo lado.

Se você esta implementando CMMI na sua empresa e tem resistências internas no seu corpo gerencial, saiba que você vai demorar mais (e gastar mais também).

Outra coisa que você deve ter em mente é a questão da maturidade (vou falar disto mais detalhadamente esta semana), o CMMI tem os níveis 2, 3 4 e 5 por uma razão, não adianta querer dividi-lo em 3 e 5, isto não existe e não é bem visto na SEI.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.