Quais os treinamentos necessários para “fazer” CMMI? - Blog CMMI & MPS.Br

Quais os treinamentos necessários para “fazer” CMMI?

By on June 29, 2010

Esta é outra pergunta recorrente, e a resposta é: “Depende do que você quer”. Vamos as mais comuns:

Quero apenas implementar CMMI: Nada, absolutamente nada. Uma empresa pode pegar o relatório técnico que “é” o CMMI (modelo CMMI), ler, e começar a implementar. O SEI não obriga nenhum treinamento para isso, aliás, este é um dos motivos do modelo que pode ser baixado gratuitamente. Todavia, para ser totalmente franco, até hoje não vimos uma sequer empresa que tenha conseguido sucesso em um SCAMPI através desta abordagem simples. Há algumas pequenas coisas, algumas dicas, alguns atalhos que um especialista em CMMI pode te passar em poucas horas e que podem fazer a diferença entre o sucesso ou não em um SCAMPI (Um Attention Course passa boa parte disto em apenas 4h).

Quero participar de uma equipe de avaliação SCAMPI: Um pré-requisito é o curso de introdução ao CMMI. Em seguida, durante a preparação para o SCAMPI, os membros recebem um “treinamento no método de avaliação SCAMPI” do avaliador lider (Lead Appraiser) ou membro qualificado. Mas isto faz parte do processo de avaliação SCAMPI – não é o treinamento para avaliador oficial SEI.

Quero ser um instrutor oficial do curso de introdução ao CMMI:  É necessário conceitos intermediários sobre o CMMI, o treinamento de instrutor e então ser observado ministrando o treinamento CMMI. Tudo isto, antes de ser oficialmente declarado como “Instrutor Oficial CMMI”.

Quero ser um Avaliador Oficial CMMI (Lead Appraiser): São necessários o curso de intrudução ao CMMI, conceitos intermediários sobre o modelo, participar como membro de equipe de duas avaliações SCAMPI, o curso de avaliador SCAMPI e por ultimo ser observado em uma avaliação SCAMPI. Só depois disto e com o ok do membro SEI que fez a observação, que você será declarado como Lead Appraiser.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

2 Comments

  1. Eugene Keliipaakaua

    March 25, 2017 at 7:18 pm

    I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an shakiness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike.

  2. Rafael Siebenberg

    April 16, 2017 at 6:24 pm

    Major thanks for the post. Want more.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.