Praticamos agile, somos qual nível CMMI? - Blog CMMI & MPS.Br

Praticamos agile, somos qual nível CMMI?

By on August 30, 2010

Pergunta: Boa noite, gosto muito do seu blog, ele tem me ajudado muito.
Na empresa onde trabalho praticamos agile em quase todos os projetos. A equipe é bem empenhada e a maioria dos nossos projetos vai bem. De uns tempos pra cá começamos a pensar em “certificar” ou no CMMI ou no MPS.Br e o que ajudou muito foi que a diretoria solicitou um estudo neste sentido.

Achamos alguns artigos falando do uso do agile com CMMI, e alguns destes dizem que o agile cola bem no CMMI chegando bem até o nível 3. Vi no seu site também um gráfico que mostra isso.

Agora vem as nossas perguntas:

  1. Seguimos o agile muito bem, como o agile é bem aderente ao CMMI, podemos tomar como verdade que teremos poucos ajustes para conseguir o CMMI nível 3.
  2. Da para ir direto para uma avaliação nível 3 com agile?
  3. Temos pouco ou muito trabalho pela frente?
  4. Quais os próximos passos que devemos seguir?

Pergunta de Mariana Catalone – São Paulo

agile = CMMI ?

Resposta: Olá Mariana, tive que resumir um pouco sua pergunta, mas a essência esta ai.
No passado havia muita muita discussão em torno de agile com CMMI. Os agilistas de plantão viam o CMMI como oposto de sua cultura, porém, isso vem mudando e hoje em dia há muitas empresas que adaptam seus “métodos” agile ao modelo CMMI. O ponto de mudança foi o artigo CMMI or agile: Why not embrace both! publicado pelo SEI em 2008.

Não dá pra dizer quão próximo do CMMI nível 2 ou CMMI nível 3 você esta sem uma avaliação.

Cada empresa implanta agile de um jeito diferente da outra. É como o RUP, é muito comum alguém comentar: “Nossa metodologia segue o RUP com algumas customizações” – O perigo esta justamente nas benditas customizações, pois muitas vezes retira-se elementos essenciais por simples falta de compreensão dos mesmos. Vamos ao caso de riscos… a primeira vista as pessoas acham confuso porém, todo mundo que tem carro sabe o risco de ter seu carro danificado ou roubado, e para isso faz um seguro. Um projeto tem um conjunto enorme de riscos… quantos gerentes fazem mesmo gerenciamento de riscos?

Então… a primeira coisa a ser feita na sua empresa seria um Gap Analisys. Esta avaliação deve ser feita por alguém externo a sua empresa justamente para ser totalmente imparcial e independente. Com esse resultado você saberá se tem muito ou pouco trabalho pela frente.

Lembre-se que o agile não endereça diversas áreas de processo do CMMI como SAM, RSKM, OPD, OT e outras… você deve ter especial atenção à estas áreas.

Sobre ir direto para o CMMI nível 3, da sim… na verdade o SEI não coloca nenhuma restrição quanto a isso, mas você obterá resultados mais sólidos evoluindo de nível em nível. Lembre-se do M de maturidade. Maturidade se consegue com o tempo.

Em tempo: Lembre-se que o CMMI é um conjunto das melhores práticas de gestão e engenharia de software. Ele não te diz como fazer, apenas o que deve ser feito, e… segundo o SEI, grande parte das empresas que o usam, tem obtido ótimos resultados financeiros e o agile vai te ajudar nisso.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Arleen Smiling

    April 16, 2017 at 6:15 pm

    Thank you ever so for you article post.Much thanks again. Great.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.