O CMMI nível 3 é apenas para grandes empresas? - Blog CMMI & MPS.Br

O CMMI nível 3 é apenas para grandes empresas?

By on August 9, 2011

Olá, conseguimos o CMMI 2 já há algum tempo e o EPG vê bastante valor no CMMI 3, mas nosso diretor acredita que “o CMMI 3 é apenas para grandes empresas” por causa do volume de trabalho. Ele até comentou para olharmos o MPS.Br com nível equivalente. Ele está certo?
Eliana R. Carvalho

Resposta: Uma coisa que temos que entender é que o custo com consultoria e avaliação são normalmente os menores custos em um programa de melhoria de processos. O maior custo é sempre o interno, em especial nas atividades de institucionalização. Normalmente a consultoria está lá para direcionar a implementação e alinhar o conhecimento, mas “o grosso” do trabalho é realizado pelo pessoal interno.

O custo de uma consultoria CMMI ou MPS.Br é basicamente o mesmo, pois o conhecimento É o mesmo. Como exemplo: O consultor vai ensinar o que é gestão de riscos do mesmo jeito tanto em uma implementação CMMI quanto em uma implementação MPS.Br.

Podemos dizer que até 2006 realmente o custo era bem mais alto pois haviam poucas pessoas no Brasil capacitadas, hoje isto mudou, em especial pelo programa MPS.Br que vem ajudando muito a disseminar o conhecimento e evoluir a qualidade no nosso mercado de TI. Hoje os valores são bem próximos, e podemos ver diferenças significativas apenas em implementações de alta maturidade.

Mas voltando ao seu questionamento, o CMMI nível 3 é aplicável tanto a empresas grandes, quanto médias e pequenas. O relatório do SEI de março de 2011 mostra que 61% das avaliações CMMI são em empresas de até 100 pessoas. Extratificando este número podemos ver que 40% das avaliações foram em empresas de até 50 pessoas.

Quanto ao outro questionamento de “volume de trabalho”, isto é muito relativo pois dependerá de vários fatores como: como foi definido os processos, o que há de ferramentas para suportá-lo, quais os critérios de tailoring e outros. Outra coisa que pode ajudar é que os relatórios tanto do SEI quanto da Softex apontam como bem vantajoso os programas de melhoria, com retorno do investimento certo.

Olhando mais para o passado, podemos ver que as maiores empresas de desenvolvimento de software do Brasil começaram cedo em modelos de qualidade como CMMI ou MPS.Br (e vem mantendo até hoje).

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *