É possível sair do zero e ir para uma avaliação CMMI 5? - Blog CMMI & MPS.Br

É possível sair do zero e ir para uma avaliação CMMI 5?

By on July 2, 2010

Tecnicamente é possível ser avaliado diretamente no nível 5 de maturidade do CMMI ou MPS.Br A. Não há nada em ambos os modelos que impeça isso. Isso tudo significa (no caso do nível máximo de maturidade) que a avaliação encontrou evidências de que a organização “executou” todas as 22 áreas de processos, atendendo inclusive a “Generic Goal 3” de cada área de processo. O fato é, se a organização conseguiu êxito em seu SCAMPI A CMMI 5, e este foi seu primeiro SCAMPI, ela provavelmente já “fazia a lição de casa”a um bom tempo.

No entanto, é pouco provável (para não dizer impossível) que uma organização que nunca tenha passado por um SCAMPI consiga em sua primeira experiência atender todas as 22 áreas de processo, incluindo Alta Maturidade. Particularmente, não conheço nenhum caso. O mais provável é que certas áreas da organização realizem avaliações para seu progresso. Estas avaliações intermediárias podem ser utilizadas para classificar (rating) a organização. Uma avaliação, não precisa necessáriamente gerar um “rating”, e é muito comum que a organização passe por diversas avaliações (internas ou sem gerar rating) até se sentir confortável para ir para uma avaliação oficial.

Naturalmente há outra realidade a considerar: O SEI analisa cuidadosamente todas avaliações de alta maturidade, e… uma organização assim, é no mínimo interessante.

Se uma organização nunca teve uma avaliação CMMI (SCAMPI) antes de sua apreciação para CMMI 5, ela será vista com muito mais “afinco” e tanto o avaliador quanto a organização podem esperar uma visita da equipe de QA SCAMPI do SEI.

Em resumo, é possível… é loucura e também é praticamente jogar dinheiro fora, mas… é possível.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.