Como anda o CMMI no mundo? - Blog CMMI & MPS.Br

Como anda o CMMI no mundo?

By on April 17, 2010

Segundo o ultimo relatório do SEI (março de 2010) a adoção do modelo CMMI vem crescendo muito em todo mundo.

Entre abril de 2002 e dezembro de 2009 tivemos os seguintes SCAMPIs reportados ao SEI:
5.499 Avaliações
4.468 Organizações
3.458 Empresas participantes
826 Organizações reavaliadas
30.227 Projetos
74.3% de organizações fora dos EUA

No gráfico abaixo podemos ver os 10 países com mais avaliações CMMI no mundo. Especial atenção aos Estados Unidos, India e o forte investimento da China. O Brasil aparece em oitavo lugar com 144 avaliações.

Top 10 países com mais avaliações CMMI no mundo

Neste outro gráfico vemos quais países tem mais empresas avaliações CMMI 5.  É interessante notar que a India aparece na frente dos Estados Unidos. Mas, é notório que a Alta Maturidade esta centrada nos EUA, China e India.

Top 10 países com mais empresas CMMI 5

No gráfico abaixo podemos ver que a quantidade de avaliações realizadas em cada ano. Há duas informações importantes aqui. A primeira é que a quantidade de avaliações vem crescendo, a segunda é que a quantidade de avaliações que não são divulgadas no PARS diminuiu mas se manteve estável nos ultimos 3 anos.

Avaliações CMMI ao longo dos anos (reportadas e PARS)

Abaixo é uma compilação das avaliações de 2006 até 2009 e mostra o tempo que as empresas levaram para conseguir um determinado nível do CMMI.

Tempo em meses para se obter um nível CMMI (dados de 2010)Resumindo, o tempo médio para atingir …
… o nível 2 é de 4.5 meses*
… o nível 3 é de 19 meses
… o nível 4 é de 24 meses
… o nível 5 é de 19 meses

* Vale lembrar que com a mudança do CMMI 1.1 para o 1.2 muitas empresas apenas realizaram a reavaliação para mudança do modelo. Isto pôde derrubar a média.

Segundo o SEI, as avaliações SCAMPI em paises como China, Brazil, México, Espanha, Argentina, França e Malasia vem crescendo rapidamente.

E por ultimo, uma informação muito solicitada por email é “o tamanho das organizações avaliadas”.

Podemos ver que um pouco mais da metade das avaliações (58%) são compostas de até 100 pessoas. Todavia a amostra contém dados de organizações de mais de 2000 pessoas.

Tamanho das organizações avaliadas CMMI


Editado:
Agora fica a nossa missão… é fato que o investimento em melhoria de processos tem retorno certo. Não é a toa que os EUA, India e China são extremamente fortes em TI. Aqui no Brasil estamos melhorando, o próprio MPS.Br tem ajudado muito, mas… ainda tem muito trabalho pela frente para nos destacarmos globalmente.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.