Saindo do MPS.Br C para o MPS.Br B… o que preciso? - Blog CMMI & MPS.Br

Saindo do MPS.Br C para o MPS.Br B… o que preciso?

By on September 13, 2010

Pergunta: Nossa empresa conseguiu o MPS.Br nível C. Agora queremos ir para o MPS.Br nível B . Por favor nos de algumas dicas do que precisamos para conseguir isto.

Resposta: Posso te falar uma lista de coisas que você precisa ter na empresa, mas isto não será suficiente para alta maturidade. Eu lhe recomendo fortemente contratar um avaliador de alta maturidade ou um consultor especialista me alta maturidade para lhe ajudar a implementar o MPS.Br nível B. Também recomendo que você faça cursos voltados a Alta Maturidade e implementar a cultura Six Sigma. Isto lhe ajudará bastante não apenas na compreensão do nível B, mas também a compreender como as coisas se casam e você chega até o MPS.Br A.

Você precisará ter em sua equipe pelo menos um especialista em estatística para desenvolver seus PPBs (Process Performance Baselines) e seus PPMs (Process Performance Models) que irão suportar seus QPPOs (Quality and Process Performance Objectives). Além disso lembre-se que os processos primeiramente devem estar estáveis para se iniciar as análises estatísticas. E vale lembrar que isto também significa que você precisará ter um repositório de dados históricos a partir dos seus processos estáveis.

Em resumo, não só você precisa de ajuda especializada como também  de uma quantidade de dados históricos suficientes para as análises. Dependendo do caso, isso pode passar de anos.

Em tempo: Provavelmente o MPS.Br B seja o mais difícil de todos pois é quando se testa de verdade se as coisas estão funcionando como deveriam… depois de superada esta estapa, o MPS.Br A é o caminho natural.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *