Entendendo mais sobre análise de causa e efeito – CAR - Blog CMMI & MPS.Br

Entendendo mais sobre análise de causa e efeito – CAR

By on May 17, 2010

A área de processo CAR – Análise de causa e efeito, é a chave para alta maturidade no CMMI e MPS.Br. Ela também é chave no Six Sigma. A primeira vista ela parece ser muito complexa, mas ela é muito fácil. Seu objetivo é: Em tendo-se um problema, quais são suas causas? E, depois de identificada a causa, criar ações para impedir o problema acontecer  novamente.

Vamos a um exemplo: A prefeitura te contratou para resolver um problema em uma praça. Nela, há muitas pombas e toda hora elas estão bombardeando sujando o monumento a Santos Dumont. A prefeitura gasta muito limpando este monumento.

Qual o problema? Bom, o problema são as pombas, que ficam sujando as estátuas. Como consequência, um segundo problema é que há um alto custo para manter as estátuas limpas.

Você já sabe o problema, agora, precisa tratá-lo, mas… o que você faria? Primeiramente você pensa… “vamos capturar as pombas e solta-las em outro lugar”. Em menos de um mês, as pombas voltam.

Porque isso aconteceu? Você fez uma análise superficial do problema (como mais de 80% das pessoas fazem), você tratou o problema, não a causa.

Um amigo (green belt) lhe sugere a téquina dos “por quês”. Ele te explica mais ou menos e você vai na praça e começa a conversar com as pessoas. Conversando com um senhor de uma banca de jornal você começa:
Você: O senhor sabe porque a estátua esta sempre suja?
Senhor: Moço, isso todo mundo sabe, são as pombas
Você: Mas por que as pombas sujam a estátua?
Senhor: Porque elas comem, oras…
Você: Mas o que elas comem?
Senhor: De vez em quando alguém dá alguma coisa pra elas
Você: Elas comem mais alguma coisa?
Senhor: Sim, elas gostam de uma frutinha que da naquelas árvores.
Você: E essas árvores estão há muito tempo
Senhor: Não, foram colocadas no ano passado para ter sombra para as pessoas.

Nessa conversa você chegou no ponto chave, a causa raiz do problema. Ou seja, as pombas ficam ali porque elas gostam de uma pequena fruta de um tipo de árvore que esta plantada na praça. Pesquisando mais a fundo, você descobre que as pombas adoram aquela fruta.

Então, para tirar as pombas de lá, você sugere retirar aquelas árvores e plantar outras (que as pombas não gostem).

No exemplo acima, tratamos da CAUSA real do problema. Na maioria das vezes, as pessoas “acham” que já sabem como resolver um problema, sugerem melhorias e o problema persiste. CAR trata disso, identificar a causa real de um problema e propor soluções para resolver o problema.

CAR também trata de oportunidade de melhorias mas isso falaremos depois.

Agora, vamos à um exemplo de TI (e vamos deixa-lo mais didático colocando imagens):
O que influencia no aumento de custos de um projeto?

Na imagem abaixo temos os motivos mais óbvios como falta de detalhamento, inspeções, retrabalho, falta de aprovação e atendimento à garantia. Vamos lembrar que isso é o óbvio, mas normalmente a causa não é uma destas.

Análise de Causa - a ponta do icebert

Temos que ter em mente a importância da análise de CAR, que é: “Encontrar as causas reais do problema”.

Então, analisando com mais detalhes você lembra de: atrasos do cliente, rotatividade, perda de confiança do cliente, motivação da equipe, mudanças e mais um monte. Derrepente você tem a seguinte imagem:

Lembre-se sempre do iceberg quando estiver fazendo uma análise de causa x efeito. A causa de um problema normalmente não é tão óbvia quando gostaríamos que fosse.

Análise de Causa x efeito pode ser utilizada logo nos níveis iniciais.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Les Finefrock

    April 16, 2017 at 6:38 pm

    Very neat blog article.Really thank you! Keep writing.

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