É possível chegar no CMMI nível 5 com métodos ágeis? - Blog CMMI & MPS.Br

É possível chegar no CMMI nível 5 com métodos ágeis?

By on August 21, 2011

Nos últimos meses recebemos vários e-mails com a mesma pergunta então, vamos discutir um pouco sobre o assunto.

Técnicamente, é possível sim chegar ao CMMI 5 utilizando métodos ágeis, todavia há uma barreira a ser quebrada que é o processo padrão. Antes de continuarmos vamos entender um pouco mais sobre alta maturidade (CMMI 4 e CMMI 5). Para se chegar ao CMMI 5, temos o CMMI 4 no meio do caminho e sua base são processos estáveis. A palavra “estável” é o que mais da trabalho no CMMI 4, e é justamente por isso que se tem pouquissimas empresas nível 5 e quase nenhuma nível 4 pois quando se “descobre” a essência de alta maturidade, a organização acaba fazendo os dois níveis juntos ou desistindo.

Enquanto o CMMI te diz “o que” deve ser feito, os métodos ágeis podem lhe ajudar implementando “o como” e este casamento tem dado certo em várias organizações. O próprio SEI publicou um livro tratando do assunto (Integrating CMMI and Agile Development: Case Studies and Proven Techniques for Faster Performance Improvement).

Os processos estáveis são tão importantes que se a empresa não os tiver, ela praticamente nem inicia o CMMI 4. Processos estáveis são o principal insumo para o nível 4 e consequentemente são base para os cálculos estatísticos. O que tem acontecido no mercado é que muitas empresas percebem isto muito tarde e descobrem que suas medições não são validas.

Quando falamos de processos estáveis também falamos de “trabalhar de uma forma padronizada” e é está a barreira a ser quebrada quando se trabalhamos com métodos ágeis.

Quando se implementar processos ágeis com CMMI deve-se prestar muita atenção á área de processos de MA, OPD, OPF, PP e PMC. Basicamente você deve responder as seguintes perguntas:

  • Os processos e sub-processo críticos foram definidos?
  • Há indicadores de desempenho para os processos e sub-processos críticos?
  • Estes processo tem metas definidas e estas metas são monitoradas periódicamente?
  • Sua organização tem dados de contexto do projeto?
  • E a última e mais importente: Os processos estão estáveis (possuem um comportamento padrão)?

Se sua organização pratica métodos ágeis no desenvolvimento de software e responde positivamente todas as perguntas acima, então provavelmente vocês estão aptos a inciar o CMMi 4, caso contrário é bom “organizar a casa” antes.

Mas voltando a pergunta inicial, sim, é possível.

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *