Como Pareto pode mudar sua vida? - Blog CMMI & MPS.Br

Como Pareto pode mudar sua vida?

By on January 31, 2011

O ser humano é por natureza ambicioso. Deseja ter muita roupa para vestir, um carro para o fim-de-semana e outro para a semana, uma casa para viver outra para passar férias, um computador para casa outro para o trabalho enfim, uma lista enorme de coisas que nós como habitantes deste belo planeta gostamos de adquirir. Sempre gostamos de ter as coisas em excesso. No entanto, no texto de hoje vou lhe demonstrar, através da Lei de Pareto, o motivo porque deve ter cuidado com toda essa ambição, principalmente quando se trata do seu tempo ou da sua carreira profissional.

O princípio de 80/20

A lei de Pareto (ou princípio 80/20 como preferir chamar) foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Está lei diz que: 80% das consequências advêm de 20% das causas. Para que o leitor entenda mais facilmente vou lhe dar alguns exemplos. Segundo o economista italiano: 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, 80% da poluição é causada por 20% dos países ou que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes. As percentagens podem variar entre 85/15 ou 75/25, dependo dos problemas analisados. Mas a verdade é que dificilmente fogem a esta proporção.

Como Pareto pode me ajudar nos negócios e pessoalmente?

Negócios

Um dos maiores erros dos empresários por contra própria é pensar que devem tentar atrair o maior número de potenciais clientes, pois assim aumentam as suas hipóteses de venda. A verdade é que não existe nada mais errado que essa forma de pensar.

Ao tentar alargar o seu mercado, também aumentará os custos de publicidade, stock ou horas de trabalho, em vez de dedicar a maior parte do tempo àqueles 20% que representam a grande fatia de lucro da sua empresa. Concentre-se nessa pequena fatia, ofereça-lhes um atendimento mais personalizado e estará um grande passo em relação à concorrência. Até poderá atuar sobre outros nichos dentro da mesma empresa mas lembre-se que cada nicho específico necessita de um tratamento específico!

Como fazer? Se já tem uma empresa sugiro que faça essa análise através da Lei de Pareto e calcule quais os clientes que lhe garantem 80% dos lucros. Deverá focar mais a sua atenção nesse segmento, garantindo-lhe mais qualidade e um serviço personalizado. Não digo que não se interesse pelos outros 20%, mas não perca muito tempo com eles e se tiver que perder alguns não se preocupe. Concentre-se nos que dão lucro e verá o seu negócio a crescer.

Se está a iniciar a sua empresa o melhor mesmo é (re) definir o seu público-alvo e ver quais 20% podem garantir grande parte da receita. Com esta análise poupará dinheiro e ganhará credibilidade perante as pessoas envolvidas nesse nicho de mercado.

Tempo

Depois de partilhar com os leitores o que devem fazer para organizar o seu dia de forma eficiente, a verdade é que esta lei vem apoiar a parte onde eu explico que deve ir de encontro ao que é essencial. Se fizer a análise do tempo que perde do seu dia, verá que em 20% das suas actividades gastam 80% do seu tempo. É verdade que existem momentos do dia que não podemos evitar, tais como comer, dormir ou tomar banho. Contudo, se deseja ser mais produtivo durante o seu dia, analise os outros fatores que fazem com que o tempo se esgote por entre os dedos.

  • Será que ler e-mails sobre curiosidades é assim tão importante?
  • Até que ponto ler aquele jornal que pouco influencia a minha é importante?
  • Será que aquele jogo do Facebook contribui para os meus objetivos?

Algumas pessoas reclamam que têm falta de tempo e não sabem como vão lidar com tantas actividades durante o dia. Se fizer esta análise, verá que existem momentos do dia que a sua produtividade é zero. Podemos pensar que pequenas distrações como as que referi acima consomem apenas uma parte do nosso dia mas a verdade é que todas elas, somadas ao final do dia, fazem com que o tempo que tem disponível pareça muito mais curto.

Como fazer? Durante uma semana anote de hora em hora o que está fazendo enquanto está trabalhando. No final veja os momentos em que estava produzindo e os que passou perdendo tempo. Na semana seguinte melhore, tentando baixar a percentagem de tempo perdido para perto de zero. Tente reduzir aqueles 20% que consomem grande parte do seu tempo. Sei que pode sentir-se como uma máquina ao apontar de uma em uma hora o que está fazendo. Mas lembre-se que essa será uma situação temporária que apenas serve para confirmar onde anda realmente perdendo seu tempo.

Leitura

Ler e querer aprender é uma atitude essencial para quem quer ter sucesso no negócio onde atua. Sempre incentivamos e sempre incentivaremos ao facto de querer aprender sempre mais pois sabemos que é esse um dos pilares para poder evoluir. Hoje em dia (e ainda bem) existem milhares de documentos disponíveis na internet para pesquisa e uma vasta gama de livros e ebooks que podem ser muito úteis para adquirir conhecimentos. Mas até que ponto será bom querer ler sobre tudo? Será que você está a ir directo ao assunto que realmente lhe interessa?

O que quero explicar ao leitor é que por vezes perdemos tempo lendo sobre determinados assuntos que pouco interessarão para o desenvolvimento da sua vida, especialmente se tem o tempo contado ao segundo. Concentre-se e leia apenas artigos relacionados com a sua área. Não digo que não estude sobre outros temas que lhe interessem, mas veja isso como um divertimento que fará apenas quando tem tempo livre.

Como fazer? Se no seu caso a lei de Pareto estiver correta, verá que apenas 20% dos jornais, artigos ou livros que lê contribuem para 80% do seu conhecimento na área. Analise quais são e leia mais esse género de livros, de forma a aumentar a sua qualidade de leitura.

Finanças pessoais

Confesso que esta foi a análise que mais me chocou quando a realizei. Já é sabido que gastos como moradia, carro ou alimentação contribuem para grande parte das despesas mensais. O que o leitor poderá ficar chocado quando fizer a análise é que estas fontes de despesa muitas vezes não ultrapassam os 50%. Se um dos seus objetivos for poupar para que possa investir na sua carreira ou empresa, é importante que analise os gastos supérfluos que está tendo.

Como fazer? Durante um mês aponte todos os dias os gastos que têm. Faça uma análise através da Lei de Pareto e veja que 20% das despesas anda a consumir 80% dos seus gastos mensais. Tente reduzir de forma a evitar gastos supérfluos que podem lhe impedir de abrir o seu próprio negócio.

Pronto para estas análises?

Muitos leitores poderão ter preguiça ou pensar que a Lei de Pareto é mera ficção mas dou-lhes um conselho: faça-o já! Sei que pode ter dificuldades em aceitar coisas novas ou ter medo do que esta análise poderá lhe revelar mas a verdade é que por vezes trabalhamos horas a mais, tentamos que o nosso negócio cresça e acabámos pecando por pormenores.

A análise faz parte do trabalho de um bom profissional e a lei de Pareto pode ser uma ferramenta bastante útil se deseja produzir mais com muito menos esforço. E você já tinha ouvido falar da lei de Pareto?

[Escola Freelancer]

About Washington Souza

Black Belt, Washington Souza tem mais de 10 anos de experiência com gestão. Participou de implantações em todos os níveis CMMI e MPS.Br A. Gosta muito de Six Sigma e gestão como um todo.

One Comment

  1. Nidia Monfore

    April 16, 2017 at 6:40 pm

    A round of applause for your blog article.Really thank you! Want more.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *